AKAIO FAQs/ptBR
Page · Discussion · Edit · History

From WikiTemp

F.A.Qs.

Aqui estão contidas algumas das perguntas mais comumente questionadas. Estas questões não têm ordem particular.

[edit] Compatibilidade e atualizações de firmware

  • O AKAIO funciona com o firmware n no DSi?
  1. A coisa mais importante é: nunca atualize seu DSi se não tiver atualizado seu Acekard 2i primeiro!
  2. Lembre-se: apenas os AK2is com HWID 44 e 81 podem ser atualizados, e o HWID 44 não suporta o firmware v1.4.3 ainda.
  3. Seja paciente: você irá geralmente ter de esperar até que um novo firmware seja lançado, pedir por ele não irá acelerar o processo.

Com o firmware v1.4.3 do DSi sendo o mais recente, Acekards rodando o AKAIO funcionam bem, embora você terá de atualizar seu Acekard antes de atualizar seu DSi ou o flashcard será bloqueado e não funcionará. Porém, você pode atualizar seu AK2i em um DS Phat, DS Lite ou um DSi/3DS desatualizado. Então até se atualizar seu DSi pro último firmware, você ainda terá algumas opções para atualizar seu flashcard. Para um guia detalhado sobre as atualizações, consulte esta página.

A atualização mais recente está disponível diretamente do Team Acekard aqui. Esta atualização suporta o firmware v1.4.3 do DSi e o firmware v2.1 do 3DS.

Note que seu Acekard será mostrado como um cartucho comercial no menu dos portáteis atualizáveis. Isto não pode ser mudado e não afeta o uso do flashcard.

Os seguintes ícones são usados para as atualizações:

  • Danny Phantom - Urban Jungle (v1.4.0)
  • Alex Rider: Stormbreaker (v1.4.1)
  • Chessmaster - The Art of Learning (v1.4.2)
  • Dorasu (laço rosa) (v1.4.3)

WiFi

  • Como uso Wi-Fi no meu Nintendo DS?

Primeiro, você deve configurar seu roteador. Nintendo DS Phat e Lite requerem tipo 802.11b de sinal. Você pode configurar seu roteador para um modo "B & G", também deverá funcionar. O DS também requere que seu roteador esteja configurado para os canais 1, 6 ou 11, de acordo com a http://www.nintendo.com. Você pode escolher usar uma chave WEP (use uma chave válida e faça da senha uma combinação aleatória de caracteres alfanuméricos) ou não usar criptografia para segurança. Com o DSi, você pode usar a codificação WPA, mas que infelizmente não funciona além do navegador integrado. Se você quiser usar recursos Wi-Fi em homebrews, esteja certo de usar um SSID válido e configurá-lo para "public broadcast" (transmissão pública). É recomendado desativar quaisquer funções que melhores o campo de alcance das antenas, e em alguns casos o firewall SPI (Smart Packet Interface).

Depois de seu roteador ter sido corretamente configurado, rode qualquer ROM compatível com Wi-Fi e carregue as configurações específicas. Selecione a configuração automática, e o DS tentará conectar-se à sua internet. A distância do roteador é importante, e geralmente se resume a um raio de 10 metros. As ondas sem fio viajam para os lados, e não para cima/para baixo. Sentar-se a 3 metros na frente do seu roteador ou 3 metros acima dele não são a mesma coisa.

Se você tiver problemas, por favor consulte os seguintes links:

  1. subfórum no GBAtemp para problemas técnicos e de conexão
  2. artigo sobre a NWFC (Nintendo Wi-Fi Connection)
  3. lista de jogos que suportam a NWFC
  4. site oficial sobre a NWFC
  • Estou tendo problemas com o multiplayer local entre Acekards, por quê?

Esta limitação de hardware não faz parte do AKAIO, sendo assim, não pode ser suportada. Contate o Team Acekard (acekard@gmail.com) sobre estas limitações.

  • Estou tendo problemas com o Download Play no meu Acekard, o que devo fazer?

Você deve tentar depurar este problema rodando sua ROM com vários patches habilitados ou desabilitados. A razão para isto é por conta da área de memória RAM que os patches precisam para funcionar. O jogo também precisa injetar códigos na RAM. O jogo original não foi escrito para rodar em flashcards, um resultado é o uso de toda a RAM sem pressupostos que outro código possa requerir esta memória. Soft-reset, cheats, etc., também usarão uma porção da RAM. Se essa porção for sobrescrita pelo código do jogo, o patch irá falhar e o jogo poderá não carregar. Então, sim, desligar todos os patches menos o Download Play poderá consertar o problema. Por favor, liste quaisquer consertos que você encontrar no artigo de compatibilidade de ROMs do AKAIO.

  • Quando posso esperar conectividade entre meu Wii e meu Acekard?

O time do AKAIO trabalhou para resolver este problema, e desde a versão v1.5 a maioria das ROMs têm suporte à este tipo de conectividade. Não é garantido que futuros dumps de ROMs com este recurso funcionarão.

  • Como eu uso a opção de conectividade com o Wii no AKAIO?

Desde o AKAIO v1.5 você pode conectar seu DS ao Wii em jogos como Pokémon Battle Revolution, Geometry Wars Galaxies, My Pokémon Ranch e outros títulos. Usando o último loader, você precisará segurar "X" enquanto carrega o jogo para o recurso funcionar.

  • Desliguei o Download Play e meus jogos parecem mais rápidos, por quê?

Desde o AKAIO v1.5.1, a execução dos jogos é melhorada desligando o patch Download Play. Este é um recurso oculto e não documentado. O usuário deverá notar algumas melhorias na velocidade do jogo.

Comprando um Acekard

  • Devo substituir meu R4 com um Acekard, ou comprar um Acekard para minha irmã de 6 anos de idade?

O Acekard não é um cartão para iniciantes, sem levar em conta seu preço atual no mercado. Acekards com AKAIO têm uma leve curva de aprendizado. Esta é a razão pela qual o artigo foi criado - para aliviar problemas que alguém pode encontrar enquanto configura seu novo Acekard com o AKAIO. Se o funcionamento de alguma parte do firmware falhar, provavelmente é erro do usuário. Por favor, leia o artigo, depois releia-o, e finalmente leia-o novamente. Leia todos os arquivos "readme" que vem com homebrews. Questione perguntas inteligentes que alimentem uma discussão e permita aos usuários experientes sobre o flashcard e o firmware contribuírem com seu conhecimento. O resultado de alguns dias de pesquisa prepararão você para conseguir tudo o que quer de seu Acekard e do AKAIO.

  • Qual é o melhor lugar para comprar um Acekard?

O "melhor" lugar para comprar um Acekard é inteiramente subjetivo às suas prioridades (tempo de entrega e preço). Alguns lugares estão com o menor preço possível e oferecem frete grátis, mas o tempo de entrega é mais lento (mais de duas semanas). Outros sites oferecem frete rápido, mas com um preço maior. Um bom lugar para começar a pesquisar e comparar preços é na lista de distribuidores oficiais no site do Acekard.

  • Por que alguns sites vendem o Acekard a 12 dólares e outros a 30?

Alguns grandes sites vendem os flashcards apenas acima do custo, enquanto outros dobram o preço para lucrar. Você estará comprando o mesmo cartão independente do preço que está pagando, portanto compre de um vendedor que você confia, que pode enviar para você rapidamente. Então sente-se e aproveite!

  • Devo comprar um AK2.1 ou um AK2i?

Por favor, esteja alerta de que a Nintendo bloqueou o uso de flashcards com atualizações de firmware. Flashcards para DSi devem ser comprados com este alerta em mente. Se você só tem um DSi, então use um AK2i. Se você não tem um DSi, é fortemente recomendado que você espere. Nenhuma função específica do DSi (DSiWare, jogos híbridos e exclusivos, câmera) foi hackeada. Lotes de AK2.1 de Dezembro de 2009 tinham sérios problemas de funcionamento, mas já foram retirados do mercado. Atualmente, o único problema de hardware são pequenos problemas de contato entre o NDS e AK2is, e alguns microSDs sem a habilidade de rodar os jogos de modo estável.

[edit] AKAIO

  • O AKAIO funciona no Acekard 2i?

Sim, use a versão 1.4.1 ou posterior, e atualize para os últimos loaders.

  • O AKAIO funciona no R4 Ultra?

Uma versão avulsa do AKAIO v1.8.1 foi compilada pelo Normmatt para o R4 Ultra a pedido do Team Acekard (desenvolvedores do R4 Ultra). Atualmente, é a única versão adaptada para funcionar no R4 Ultra, e liberações futuras não funcionarão sem muita manipulação feita pelo Normmatt. Suporte para o R4 Ultra não foi adicionado ao AKAIO e não é planejado para o futuro.

  • O AK2i funciona no NDS Phat e Lite?

O AK2i não funciona apenas no DSi, também funcionará em outros portáteis da linha NDS. Porém, os outros produtos Acekard funcionarão apenas no NDS Phat e Lite.

  • O AK2i funciona em todas as regiões do DSi?

Foi confirmado que o AK2i funciona sim nos sistemas americanos, europeus, australianos e japoneses. Porém, lembre-se de que o AK2i precisa ser atualizado para funcionar completamente.

  • O AKAIO não funciona no meu AK2i, mas todo mundo diz que deveria!

Se o seu AK2i tem o adesivo laranja na caixa, é a segunda revisão do flashcard. Esta versão tem um novo hardware na forma de uma seção bootloader atualizada. O AKAIO foi originalmente bloqueado nesta revisão, por um erro do Team Acekard. Se você tiver problemas, esteja certo de usar loaders do dia 13/04/09 ou posteriores.

  • O AKAIO está em um arquivo compactado, o que é isso?

O upload do AKAIO é feito em formatos .ZIP ou .RAR, que permitem uma pasta com múltiplos arquivos serem compressos em apenas um só. Estes formatos essencialmente fazem a distribuição de arquivos muito mais fácil. Recomendamos fortemente o WinRAR, que é grátis e disponível para Windows, Mac, Linux e outros sistemas operacionais.

  • Por que devo usar o Panasonic SD Formatter?

Se você estiver tendo problemas com lag enquanto navega por listas de arquivos extensas ou enquanto joga, você deve usar o formatador para melhorar a velocidade de leitura do seu cartão.

  • Gostaria de dar sugestões e falar com o time do AKAIO, como posso fazer isso?

/join #acekard no IRC do GBAtemp. Faça suas questões e sugestões, e depois saia. Os desenvolvedores não atendem de acordo com seus horários.

  • Os produtos Acekard, rodando o AKAIO, permitem-me usar ROMs e homebrews?

Mesmo que esta questão seja extremamente patética, parece que existe um número de seres humanos sem inteligência que não entendem o conceito de flashcards, fazer sua própria pesquisa, usar o Google, e testar o motor de busca do GBAtemp. Todos os flashcards rodarão ROMs e homebrews até um certo nível. Saber qual é o melhor para suas necessidades baseia-se na pesquisa que você faz.

É fácil começar uma flamewar baseada na sua ignorância, apenas pergunte "qual flashcard devo comprar" em qualquer fórum sobre o assunto. Este artigo claramente explica sobre patches, modos DMA, etc. Desde que estas funções sejam mencionadas, você pode ficar tranquilo que elas realmente executam algo. Em apenas alguns clicks no Google, você vai descobrir que estas funções relacionam-se às ROMs.

Então, sim, os produtos Acekard rodam seus backups de jogos. O artigo de compatibilidade do AKAIO lista um pequeno número de jogos que têm problemas. A mesma razão dos jogos serem mencionados aqui, de novo, significa que ROMs são suportadas e uma grande porcentagem delas funcionam sem problemas.

Homebrews são designados para rodar em flashcards, seja um cartão de SLOT-1 ou SLOT-2. O conceito base de homebrew se baseia no fato dos autores escreverem aplicações caseiras e jogos, e então rodá-los no console à sua escolha. Neste caso, um NDS usando o Acekard com o AKAIO. Então, sim, homebrews também funcionam no AKAIO.

  • Um sistema de cheats para o GBA será adicionado?

Já foi discutido, mas nenhum plano foi feito. Isto vai além de um sistema de cheats semelhante ao do NDS, também requere que alguém construa uma database que possa ser facilmente inserida no sistema (com algumas modificações).

  • O AKAIO suporta link entre jogos de NDS e GBA?

Desde o AKAIO v1.3 FINAL, este modo é disponível nos modelos do Acekard 2, e funciona maioritariamente para os seguintes jogos:

  1. NDS - Pokémon Diamond, Pearl e Platinum
  2. GBA - Pokémon Ruby, Sapphire, Emerald, FireRed e LeafGreen

O carregamento do save de GBA para o jogo de NDS trabalha de modo invisível ao usuário. Esteja certo de usar as opções no próprio jogo para conectar ambos, o AKAIO fará o resto. eWin e EZFlash são suportados.

  • Por que devo usar o AKAIO ao invés do firmware oficial?

Os dois firmwares não podem ser comparados. O AKAIO está muito à frente do firmware que foi baseado. Tem melhor compatibilidade, mais opções, mais otimizações invisíveis ao usuário, melhor suporte a SLOT-2, patches contra a anti-pirataria, atualizações Wi-Fi, métodos de patch múltiplos, rolagem nos diretórios mais rápida, mais fixes para soft-reset, soft-reset para homebrews, um sistema de cheats reescrito, um time de desenvolvimento ativo, conectividade com o Wii e muito mais. Desde o AKAIO 1.5.1, o firmware oficial não é mais atualizado regularmente. Team Acekard confia no AKAIO e nos fixes apresentados pelo Normmatt e Yellow Wood Goblin.

  • Eu entendo como usar o modo DMA, mas o que exatamente ele está fazendo?

DMA significa "acesso direto à memória", e aumenta a velocidade dos processos entre o microSD e o flashcard, já que a combinação não é tão rápida como um cartucho original e sua ROM interna. DMA copia informações de um setor de memória para outro, sem envolver o processador. Quando esta CPU executa uma cópia de memória, ela deve processar uma série de instruções de leitura de um registro em um endereço de memória qualquer; então escreve a informação desejada naquele registro em outro endereço, e repete todo o processo. Isto envolve muitas instruções, e cada ciclo de leitura/escrita é geralmente limitado à capacidade do processador (exemplo, uma máquina 32-bits copia 32 bits em um período). DMA, por outro lado, é uma solução para hardware que faz todo o trabalho automaticamente e não envolve o processador (e deste modo, sem operações em ciclos ou algo do tipo). Não é só, frequentemente, duas vezes mais rápido, e também deixa o processador livre para executar outras funções.

  • Como uso o soft-reset do Moonshell 2 para voltar ao Acekard?

Você pode rodar o arquivo "akmenu4.nds" no menu do Moonshell, que irá carregar o firmware. De outro modo, você pode renomear uma cópia do akmenu4.nds para RPGS.nds e colocá-lo no diretório moonshl2/resetmse. Este método lhe permite a usar o botão START para acessar o menu de soft-reset.

  • Eu notei esta versão do AKAIO chamada v1.8.5a, o que ela faz, e quais são as diferenças para o AKAIO v1.8.5?

A versão v1.8.5 consertou diversos problemas, incluindo os problemas de patch anti-pirataria na v1.8.1 e os bricks na v1.8.2. Porém, ainda existiam problemas com o AKAIO falhando nos microSDs mais lentos. Os desenvolvedores liberaram a versão v1.8.5a com este propósito. Este fix sobre as memórias mais lentas será implementado na próxima versão do AKAIO.

[edit] Cartões microSD

  • Panasonic SDFormatter

De acordo com a Panasonic, "sistemas de arquivos microSD/SDHC formatados com software genérico de sistemas operacionais não adequam-se às especificações próprias". Isto significa que seu formatador do Windows não é designado para formatar nas circustâncias exatas que permitem seu microSD a atingir sua performance máxima. Enquanto isto pode não ser importante para seu celular, é muito importante quando se fala de ROMs e velocidades de leitura/escrita relativos aos flashcards. O formatador da Panasonic é um software "inteligente". Saberá qual tipo de microSD você tem. Isso signifca que você pode usar as configurações padrão e o resultado será um microSD corretamente formatado, pronto para uso no seu Acekard. Lembre-se, quando você formatar seu microSD, perderá todos os arquivos. Faça cópias de segurança antes disso.

  • Qual microSD é o melhor, e por quê?

Quando comprar um microSD, você irá querer um com a latência baixa. Quanto menor a latência, mais rápido o microSD poderá acessar as rotinas de leitura/escrita, e assim suas ROMs terão um desempenho melhor. Muitos cartões não-SDHC têm a latência baixa e rápidas velocidades. Quanto ao SDHC, quanto maior a Classe, mais rápida será a velocidade do cartão. Por exemplo, um microSDHC Class 6 tem um mínimo de 6MB por segundo, enquanto um Class 4 funciona a 4MB/s. A marca do cartão é um fator a se levar em conta, já que alguns microSDs são de melhor qualidade, e outros são submarcas de produtores maiores. O consenso é usar os Kingston japoneses para 2GB ou menos, e A-Data/Transcend/Sandisk quando usar SDHC. Sempre lembre de formatar seus cartões de memória com o Panasonic SDFormatter.

  • O que devo usar, FAT16 ou FAT32?

A tabela de alocação de arquivos (File Allocation Table), também conhecida por FAT16, foi desenvolvida antes de grandes dispositivos de armazenamento existirem. Sem entrar em detalhes, a regra geral é formatar seus microSDs de 2GB ou menos em FAT16. microSDHCs de 4GB ou maiores devem ser formatados em FAT32. Enquanto você pode forçar alguns formatadores a formatar um cartão de 4GB em FAT16, você verá uma performance significantemente negativa. Em alguns casos, em microSDs de 2GB ou menos que estiverem lentos, você pode ajustar o tamanho do cluster para melhor performance (exemplo: format G: /Q /A:64k /FS:FAT).

  • Meu microSD está estranho, devo desfragmentá-lo?

NUNCA, EM NENHUM CASO, desfragmente o seu microSD. Cada cartão tem um número limitado de acessos de leitura/escrita antes de pararem de funcionar. A melhor solução é copiar tudo pro seu computador, formatar com a ferramenta da Panasonic e copiar tudo de volta. Um microSD formatado é melhor do que um desfragmentado!

[edit] Cheats

  • O Acekard fornece ferramentas para editar as databases?

Não, o método recomendado para adicionar códigos AR é usar o R4CCE. Para mais informações sobre adicionar jogos e códigos aos arquivos .DAT, leia este post feito pelo Curley5959.

[edit] FlashMe

  • Como posso omitir a tela de Health & Safety e carregar diretamente meu Acekard?

A maneira recomendada é flashear seu firmware do NDS com um FlashMe. Para mais informações, leia estes links:

  1. instalando FlashMe no DSLite
  2. instalando FlashMe no DSPhat
  3. página oficial de downloads

Se você não quer flashear, mas ainda deseja omitir a tela inicial e carregar automaticamente o Acekard, você pode tentar o truque de softmod:

  1. No seu DS, sem cartuchos inseridos, clique em DS SysSet Icon.GIF no centro do rodapé da tela de toque, para acessar as configurações do sistema.
  2. Clique em Icon wrench.gif, depois em Icon auto.gif e configure o DS para o Auto Mode.
  3. Desligue o DS e remova a bateria por 20 segundos para apagar informações voláteis.
  4. Recoloque a bateria e faça a configuração inicial do DS, mas quando o portátil pedir para apertar A para desligá-lo, desligue-o usando o botão Power.
  5. É isso, agora insira seu Acekard e ligue o DS. Irá efetivamente carregar direto no seu menu.

Você perderá acesso ao PictoChat e Download Play até você completar a configuração inicial, desfazendo este softmod. O processo é completamente reversível, entrando no firmware e refazendo as configurações.

[edit] Problemas

  • Preciso reportar um erro, onde posso fazer isso?

Use a seção Bug Reports no fórum do AKAIO. Por favor, faça pesquisas primeiro e não poste um bug que já foi apresentado. Por favor, inclua seu modelo do Acekard, a versão do AKAIO, qual a versão do DS você está usando, o número de liberação (release number) da ROM e seu valor CRC, informação sobre patches ou ROM trimmada, etc. Monte o post em inglês. Antes de reportar quaisquer bugs, esteja certo de testar o "problema" na versão pública mais recente do AKAIO.

  • O AKAIO começou a funcionar de uma maneira estranha, como posso consertar?

Tente deletar os arquivos optionlist.bin ou globalsettings.ini e então religue o firmware. Às vezes, estes arquivos podem corromper, especialmente se são copiados e colados durante uma atualização de firmware.

  • Meu Acekard parou de funcionar, e agora?

Você formatou o microSD com a ferramenta da Panasonic e reinstalou o AKAIO? Seu microSD funciona em outro flashcard? Seu Acekard funciona em outro DS? Se você tiver depurado completamente o problema e ainda não funciona, então talvez você tenha um cartão defeituoso. Todos os produtos Acekard vêm com uma garantia não anunciada de 1 ano. Primeiro faça contato com seu vendedor e peça por uma troca. Se não trocarem, contate o Team Acekard. Por sua vez, o time oficial pede provas que você tentou trocá-lo, e imagens do flashcard em vários estados de uso. Prepare-se para trocar alguns emails antes de conseguir a troca.

  • O jogo XXXX - QUALQUER COISA.nds não carrega, não funciona, tem problemas, etc. E agora?

Patches (soft-reset, cheats, etc.) são escritos para a RAM antes do jogo ser carregado. Em alguns casos, o jogo irá tentar sobrescrever a área da RAM que os patches estão usando. Isto pode causar a falha do jogo de diferentes modos, em várias situações. Antes de reclamar que uma ROM não funciona, tente depurar o problema você mesmo. Desligue vários patches; tente modos DMA diferentes; em alguns casos você terá de configurar o tipo do save manualmente. Para ver esse tipo de save, procure a ROM no ADVANsCENe.com. Para mais informações sobre patches, tipos de save, e outras funções do AKAIO, leia o artigo acima. Quando encontrar um fix para um jogo específico, por favor adicione-o para o artigo de compatibilidade de ROMs.

  • Estou tendo problemas com congelamentos de homebrews, o que está errado?

A livraria DLDI do AKAIO pode causar problemas para alguns usuários, até o DLDI ser consertado, use a versão encontrada no firmware oficial.

  • Meus saves .nds.sav do firmware oficial não são carregados pelo AKAIO, como posso consertar isso?

Até o firmware oficial v4.14, todos os arquivos de save usavam a extensão .nds.sav. Usuários que atualizaram para o AKAIO geralmente estão confusos sobre como seus saves não funcionarão. o AKAIO mantém retrocompatibilidade com o firmware oficial, e por conta disso contém uma opção para extensões de save. Usuários podem configurar a opção de carregar e salvar tanto em .nds.sav quanto em .sav. O comportamento natural do AKAIO é usar .sav, porém se seus saves usarem outra extensão você terá de renomeá-los ou ajustar as configurações adequadamente. Leia aqui como converter seus saves no próprio AKAIO.

  • O soft-reset não funciona, o que estou fazendo de errado?

Esteja certo de ter a opção correspondente ativada nos patches, tanto globalmente ou individualmente. Também tenha certeza de usar a combinação correta de botões, que é L+R+A+B+Baixo. Se uma ROM falha no carregamento, você pode precisar desabilitar o soft-reset. A opção para homebrews só funciona nos modelos do AK2, e necessita do soft-reset global ativado para funcionar.

  • Meus saves do flashcard XXX funcionarão no AKAIO?

Qualquer save em formato RAW é intercambiável com o AKAIO. Esteja certo de que seu save está nomeado exatamente com o mesmo nome da ROM. Em dúvida, você pode converter seus saves usando o conversor do Shuny.

  • Por que meus saves constantemente são sobrescritos no AKRPG?

O RPG guarda seus saves e depois escreve-os no próximo carregamento. O arquivo "lastsave.ini" armazena qual jogo precisa ter seu arquivo escrito. Se está tentando usar um novo save no seu RPG, e não funcionar, tente deste modo:

  1. Rode uma ROM diferente e jogue por um segundo, esta ROM está agora armazenada no "lastsave.ini"
  2. Desligue e religue o DS, o último save foi escrito da memória SRAM para o microSD, para que funcione com o jogo que você acabou de jogar
  3. Desligue seu NDS de novo, tire seu AKRPG e insira o save desejado.
  • Quando eu atualizo o AKAIO, meus saves são perdidos no AKRPG, por quê?

O AKRPG irá escanear e associar cada ROM com seu save, e depois armazenar esta informação no "savelistex.bin". Já que esse arquivo foi criado novamente, o AKAIO irá assumir que todos os saves são novos, e portanto não serão carregados. No próximo carregamento, os saves guardados irão sobrescrever os seus antigos, já que o firmware assume que está escrevendo um save novo. Portanto, sempre lembre de copiar e colar o antigo "savelistex.bin" no AKAIO atualizado.

  • O Moonshell 2 congela em uma tela de erro, o que posso fazer?

Se a segunda versão do Moonshell trava no seu AKAIO, você pode tentar consertar isso deletando o arquvio logbug.txt, que se encontra no diretório moonshl2.

  • Meu Acekard trava na tela de "Loading", qual é o problema?

Siga as instruções para instalação neste artigo. Esteja certo de que seu microSD está firmemente inserido (às vezes requere um pouco de pressão) nas versões sem mola. Se seu Acekard tiver uma mola, tire o microSD e e recoloque-o. Este problema quase sempre relaciona-se ao fato da memória não estar corretamente inserida. Porém, também pode ser um problema de contato entre seu Acekard e seu NDS.

  • Meu Acekard diz "FAT ERROR", está quebrado?

Não inserir o microSD, não instalar corretamente ou ter partes do firmware perdidas, tudo isso pode causar este problema. Neste caso, seu Acekard está se comportando normalmente, e o problema é erro do usuário. Em relação ao problema FAT, este AK2 pode ser defeituoso. Lembre-se que o AK2.1 foi redesenhado e reparado para consertar este problema. Se você tem um AK2 original e nenhuma depuração consertá-lo, você pode ter uma unidade defeituosa. Esteja certo de depurar completamente o cartão antes de fazer queixas. Formate o microSD com a ferramenta da Panasonic, tente o microSD em outro flashcard, um microSD diferente no Acekard dito defeituoso, etc.

  • Meu EZ3in1 não está sendo detectado, ele é defeituoso?

Não, sabe-se que você deve escrever algo na memória NOR para o 3in1 ser detectado pelo DS. Caso o firmware falhar na detecção, que pode prevenir você de flashear algo na NOR, tente o GBAExploader pelo Rudolph. Se depois de fazer isso, seu EZ3in1 ainda não for detectado, você pode tentar diagnosticar o problema tendo certeza que a memória RAM está boa, testando a bateria e executando uma depuração. Em casos raros, a expansão não funcionará, portanto retorne-a ao seu vendedor e peça por uma troca/reembolso.

  • O AK2i mostra a mensagem "Unsupported Device", quer dizer que o AKAIO não funciona?

Quando o AKAIO está rodando em um flashcard clone (R4i, R4i Ultra, etc.) o firmware reportará que o dispositivo não é suportado. Se você receber esta mensagem, pode ter certeza que seu flashcard é um clone de hardware do Acekard. Foi reportado que esta mensagem aparece em alguns AK2i. Estes flashcards são provavelmente clones com adesivos legítimos. Abra o flashcard e verifique se é um clone lendo este post. Se seu flashcard parece ser real, vá ao canal IRC #acekard e reporte suas descobertas.

  • Eu juro que meu DS gasta mais bateria se eu usar o modo DMA "quicksave", por quê?

Existem especulações que os modos DMA do AKAIO podem drenar a bateria de modo diferente. A ordem de gasto seria a seguinte (ordem decrescente): "quicksave", modo original, modo "antigo". Por conta de problemas com a performance, não é recomendado rodar ROMs sem o DMA. Ao invés de salvar a vida útl da bateria, tente desplugar seu dispositivo do SLOT-2, diminuir o brilho das telas e desligar o som.

  • Eu tenho uma quantidade XXX de ROMs em uma pasta e todas demoram a carregar, o que posso fazer sobre isso?

Se sua pasta de jogos tem montes de ROMs, pode levar um tempo para carregar. Para acelerar o processo, você pode separar os jogos em pastas. O que algumas pessoas fazem é ordená-los alfabeticamente (A-D, E-I, J-K...) ou você pode organizá-los pelo gênero (ação, aventura, plataforma, RPG, shooters,etc.).

  • Por que o AKAIO não tem barras de rolagem?

O AKAIO responderá ao uso correspondente da Stylus se ela for usada na área à direita da lista de arquivos. Barras de rolagem simplesmente gastam resolução já limitada da tela, fazê-las invisíveis foi a solução.

  • Existe um jeito fácil de navegar de volta à raiz do microSD?

O ato de pressionar "B" moverá o usuário um diretório acima. Pressioná-lo múltiplas vezes eventualmente levará o usuário à raiz.

  • Como posso fazer backups dos meus saves usando o AKAIO?

O AKAIO tem o recurso de fazer cópias de segurança de saves. Para fazer isso, configure o tipo de visualização dos arquivos para "TODOS" via START > Opções do sistema > primeira aba > tipo de listagem dos arquivos. Você poderá ter que se mover entre pastas para recarregar o tipo de visualização. Selecione um save e pressione "A". Você será questionado sobre o backup do arquivo .SAV selecionado. Pressione "A" ou clique "Sim" para fazer a cópia de segurança do save. O backup será nomeado "nomedoarquivo.BAK" e residirá na mesma pasta do arquivo de orige. Para restaurar seu backup, e então fazer uso do mesmo, selecione o arquivo .BAK que deseja usar e pressione "A". Você então será questionado sobre a restauração. Pressione "A" ou clique "Sim" para restaurar o arquivo e fazer dele um save usável. Lembre-se que isto irá sobrescrever o seu save anterior. AKAIO també assume que você não mudou o nome da ROM depois de fazer o backup original.

  • AJUDA - Meus arquivos .SAV desapareceram ou não estão funcionando, por quê?

Alguns usuários reportaram que arquivos .SAV estavam sendo sobrescritos e recriados como "nomedaROM.sav" (em minúsculas) depois da atualização pro AKAIO 1.6 RC1. Usuários que atualizaram devem sempre fazer backups de seus saves. Em alguns casos, os usuários terão de renomear seus arquivos para uma extensão em minúsculas. O problema parece ser um bug do devkit. Arquivos com nomes menores que 8.3 (xxxxxxxx.sav) estão sendo renomeados por .SAV (maiúsculas); arquivos com nomes longos estão sendo criados e renomeados por .sav (minúsculas). As extensões podem ser renomeadas entre si para consertar o problema.

  • Quando eu carrego o AKAIO 1.6, vejo duas telas brancas, por quê?

Se seu AK2/2.1/2i mostra duas telas brancas, provavelmente é um clone. O novo tipo de detecção presente simplesmente recusa a dar uma mensagem amigável para os usuários. Você deve fazer contato com o seu vendedor e pedir por um reembolso! Clones não são suportados pela garantia de um ano do Team Acekard.

  • O sistema de anti-pirataria do AKAIO v1.8.5 não funciona com minhas ROMs de 512MB, por quê?

O novo patch anti-pirataria feito pelo Team Acekard potencialmente brickava AK2.1s antigos sobrescrevendo uma seção do maior e mais antigo bootloader. Para consertar este problema o código foi trabalhado novamente pelo Normmatt, e como um efeito colateral, ROMs de 512MB (4096Mbit) agora requerem um cluster de 16KB ou maior no microSD. Formatar manualmente sua memória usando seu sistema operacional permitirá às ROMs funcionarem corretamente. Ainda há a possibilidade que este problema seja consertado totalmente quando o Team Acekard liberar o "unbricker", que basicamente escreve um novo bootloader aos 2.1, menor e atualizado.

[edit] Hardware do Acekard

  • Quais são as diferenças entre as várias versões do Acekard 2?

O AK2 eventualmente sofreu de um erro de solda dos produtores. Este problema causou os últimos lotes do AK2 (PCB verde) a ter um prolema com o sistema FAT. Os cartões parariam de funcionar entre duas semanas e oito meses, dependendo do uso. Estes AK2s foram retirados de circulação, consertados e liberados como o primeiro lote de AK2.1s. Estes flashcards consertados têm um PCB verde, um chip embaixo do adesivo, e uma carcaça com abertura. São essencialmente os AK2 reparados, o que significa que os componentes internos são os mesmos.

Após o incidente, os flashcards foram redesenhados e liberados como o AK2.1 de PCB preto. Esta versão contém um novo chip e caracterizava um design novo e permanente do PCB que assegurava que o FAT error não aconteceria de novo. Foi oferecido em um novo pacote - uma caixa - e vendido com ou sem o leitor de microSD customizado do Acekard. Esta versão do AK2.1 foi posteriormente substituída por um PCB "verde floresta", mais escuro. O flashcard então voltou para o desenvolvimento, e foi liberado uma terceira vez com um PCB "azul metálico". Esta última versão tem uma carcaça nova e um FAT-MAP menor. O Team Acekard removeu o SLOT de microSD com molas e os clipes que prendem a carcaça, e substitiu por cola.

Os AK2 com FAT error não estão mais em circulação. Você não pode comprar um e você não pode pedir ao Team Acekard por um. Os AK2.1s com a carcaça antiga estão lentamente desaparecendo, já que partes dele são usadas em favor da nova carcaça e do PCB azul. No fim, todas as versões funcionarão e farão o que você espera. Não entre em pânica se você receber um PCB verde ao invés do azul.

Os lotes de Dezembro de 2009 do AK2.1 tiveram uma revisão de hardware pequena, que causou problemas de compatibilidade com o firmware. O Team Acekard desde então voltou à revisão anterior e não produz mais esta versão.

  • Após atualizar o bootloader (firmware interno) do AK2i, não vejo mais o ícone do Acekard, por quê?

O sistema de segurança do DSi funciona verificando se o jogo a ser carregado é real pelo ícone que ele apresenta. Para o Acekard ultrapassar esta primeira trava, este precisa apresentar-se como um jogo real. Os ícones que você espera ver são dos jogos Danny Phantom - Urban Jungle (DSi v1.4.0), Alex Rider: Stormbreaker (DSi v1.4.1), Atama de Do! Koten Kotenko DORASU (3DS 1.0.0-0), Chessmaster - The Art of Learning (DSi v1.4.2 & 3DS 2.0.0-2), e Hello Kitty no Panda Sport Stadium DORASU (DSi v1.4.3).

  • Quero mudar o ícone do AK2i, como posso fazer isso?

O ícone original do AK2i (Acekard.com) está fixado no firmware original e não pode ser mudado. Recentemente, os ícones começaram a mudar com atualizações de bootloader. Estes ícones são informações parciais de um jogo designadas para evitar as travas do DSi e 3DS. Os ícones não podem ser alterados e tentar o fazer deixará o flashcard inutilizável.

Clones

  • Como é possível identificar um clone?

Até agora, apenas o Acekard 2i foi clonado, todos os kits de Acekard 2, 2.1 e R.P.G. são reais. O design antigo do AK2i continha uma abertura na carcaça onde residia um chip. Durante este estágio de produção, o chip Actel foi usado, mas atualmente Acekards não são mais produzidos com estas características. A nova geração do AK2i tem a carcaça plana (sem aberturas) e um pequeno chip de 48 pinos que controla o sistema, chamado "SST 39vf1681". Porém, em alguns casos, o chip Actel pode ser encontrado em uma carcaça, mas sem aberturas. O AK2 pode usar o chip SST ou outros modelos, mas todos terão 48 pinos.

Conclusões

  • o chip atrás do PCB é 1) Actel ou 2) um pequeno círculo de cola preta (importante)
  • o chip na frente do PCB é um SST de 48 pinos.
  • alguns lotes de AK usaram outros modelos de chip, mas todos de 48 pinos

HWIDs

Você pode saber o HWID (HardWare Identity Document, documento de identidade do hardware) do seu Acekard pelo menu Ajuda do AKAIO (START > Mais -> > Ajuda). Você também pode descobrir o HWID usando o executável para atualizar o firmware do Acekard (para usar no DSi 1.4.1). Deste modo, os números se repetirão duas vezes: por exemplo, um HWID 80 identificado no AKAIO será reportado como 8080 por este executável.

  • Quais são os HWIDs das diferentes versões do Acekard?
  1. AK2 - PCB verde - pré-FAT/FAT error - HWID 40
  2. AK2 - PCB verde - FAT error consertado - HWID 41
  3. AK2 - PCB verde - abertura com chip + FAT error consertado + adesivo 2.1 - HWID 41
  4. AK2.1 - PCB verde claro/escuro - HWID 80
  5. AK2.1 - PCB preto - HWID 80
  6. AK2.1 - PCB azul - HWID 80
  7. AK2i - PCB preto - HWID 44
  8. AK2i - PCB preto/amarelo - HWID 81
• Acekard com HWIDs que não estão listados são clones
• Acekard 2i (PCB verde e HWID 44) com um chip Xilinx Spartan de 32 pinos é um clone
• Acekard 2i com HWID 80 são clones

Se você tem uma combinação de HWID não listada, por favor poste-a neste tópico ou reporte via fórum do AKAIO.