From WikiTemp, the GBAtemp wiki
Revision as of 12:18, 7 September 2011 by Stenny (talk | contribs)

(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
AK2i

Em 30 de julho de 2009, a Nintendo liberou a primeira das quatro revisões de firmware para o DSi (1.4, 1.4.1, 1.4.2, 1.4.3). Cada revisão prometia adicionar correções "por trás dos panos" para melhorar a performance do aparelho, enquanto secretamente removia a funcionalidade dos flashcards. Enquanto cada atualização tem sido opcional, você deve instalar o novo firmware se quiser usar o navegador (DSi Browser) ou a loja DSiWare. Desde o lançamento do 3DS, a Nintendo novamente tem lançado revisões (2.0.0-2) que atualizam software legítimo, assim como bloqueiam flashcards. Atualizar o DSi, ser bloquear e re-flashear o flashcard tem acontecido muito com os usuários, mas felizmente o AK2i continua a funcionar em ambos, DSi e 3DS.

O Team Acekard usa um design antigo para flashcards chamado "geração 2", que atualmente não é o mais ideal para atualizações de bootloader. As atualizações do 2i não são como os flashcards da "geração 3", e requerem informações de uma ROM para ultrapassar a trava primária do DSi - onde o ícone é checado - e a trava secundária - onde o portátil espera por uma resposta do cartucho. Modernos flashcards da nova geração (Supercard DSTWO, CycloDS iEVO, iSmart MM) requerem apenas o ícone para ultrapassar a primeira trava, usando um arquivo atualizável para passar da trava secundária. O método antigo do Acekard tem forçado os usuários a esperar por ROMs funcionais, que são escolhidas dentre uma lista bastante limitada. Para muitos este método tem funcionado, até que os usuários começaram a ver as diferenças entre os Acekard 2i de HWID 44 e 81. O primeiro usa um design antigo que não pode ser atualizado facilmente. Atualmente não existe solução para estes usuários, seja para o firmware 1.4.3 do DSi ou 2.1 do 3DS.

Quando um AK2i não contém a atualização requerida, a seguinte mensagem de erro será mostrada quando o 2i tentar ser carregado:

An error has occurred. Press and hold the Power Button to turn the system off. Please see the Nintendo DSi Operations Manual for help troubleshooting.
Um erro ocorreu. Pressione e segure o botão Power para desligar o sistema. Por favor, consulte o Manual de Operações do Nintendo DSi para obter ajuda.

Usuários que desejam comprar arquivos da DSiWare, eShop, transferir DSiWare ou usar o navegador de internet devem atualizar seu firmware sabendo que nunca poderá ser desatualizado (downgrade). Enquanto a chave pública (public key) do DSi foi encontrada, esta apenas permite decriptar coisas como arquivos do DSiWare. Até o acesso a uma chave privada (private key) ou um falha funcionalmente habilitada a invadir o DSi for encontrado, uma atualização de firmware é permanente.

Antes de começar

A atualização pode apenas ser realizada usando um DS Phat, Lite, DSi (XL) ou 3DS (estes últimos três com um firmware menor do que a atualização a ser aplicada). A atualização é composta de um arquivo .NDS e deve ser carregada em um flashcard compatível em um dos cinco portáteis previamente mencionados. Se você está atualizando para o firmware 1.4.3 então o AK2i precisa ser atualizado primeiro e depois o próprio sistema, atualmente não existe método diferente. Porém, DS Phat e Lite não têm firmware atualizável. Usuários que atualizarem seus DSi primeiro podem sempre re-flashear o bootloader usando um desses dois portáteis mais velhos.

Como os novos portáteis são montados para o varejo, geralmente já vêm com a atualização mais recente aplicada. Usuários devem ter isso em mente quando comprarem um DSi ou 3DS. Se o usuário não tiver acesso a um DS Phat ou DS Lite, então são recomendados a comprar um AK2i já atualizado de um revendedor respeitado. Para mais informação em revendedores, cheque o site de comparação para vendedores do GBATemp, ShopTemp.

Após a atualização, o Acekard aparecerá no menu usando um ícone de um jogo comercial:

  • Danny Phantom - Urban Jungle (DSi v1.4.0)
  • Alex Rider: Stormbreaker (DSi v1.4.1)
  • Atama de Do! Koten Kotenko DORASU (3DS v1.0.0-0)
  • Chessmaster - The Art of Learning (DSi v1.4.2 & 3DS 2.0.0-2)
  • Hello Kitty no Panda Sport Stadium DORASU (DSi v1.4.3)

Como o ícone é um recurso chave para ultrapassar a primeira trava, os ícones que mudam com cada bootloader não podem ser alterados e tentar fazer isso deixará o flashcard inutilizável.

Atualizar o firmware em qualquer sistema vem com riscos, e o Acekard 2i não é uma exceção à regra. Se um erro ou interrupção ocorrer durante o processo de flasheamento, poderá deixar seu AK2i em um estado inoperável (brickado). Enquanto isto é altamente incomum, é algo que você precisa estar atento antes de tentar flashear. Existem muitas coisas que você pode fazer para minimizar o risco de brickar seu flashcard:

  • Tenha certeza de que a bateria no portátil esteja totalmente carregada.
  • Tenha certeza de que seu portátil está plugado no carregador, e consequentemente, na tomada.
  • Use uma instalação do AKAIO em um microSD corretamente formatado com a aplicação da Panasonic.
  • Familiarize-se com os menus do AKAIO.
  • Tente copiar os arquivos de atualização do firmware do microSD para outro dispositivo, se tiver sucesso isto deve significar que seu microSD é 100% legível.

Na pior situação possível, é possível desbrickar um Acekard 2i que foi previamente brickado, re-flasheando o bootloader. Se você tem apenas um DSi ou 3DS que já foi atualizado, re-flashead o bootloader requerirá um DS Phat ou um DS Lite e um segundo flashcard. O segundo item será usado para rodar a atualização para flashcards em lotes, que uma vez executada o usuário trocará o flashcard e re-flasheará o bootloader.

Baixando a atualização

Arquivos oficiais para atualização estarão sempre no site do Team Acekard. A atualização mais atual pode ser encontrada na seção de links abaixo. Baixe o arquivo e descompacte seu conteúdo.

Após a extração, você deverá ter dois arquivos:

  • ak2ifw_update_3ds21__DSi143_onDSL_NO44.nds
  • ak2ifw_update_3ds21_DSi143_onDSi_NO44.nds

Note que os nomes dos arquivos podem ser mudados pelo Team Acekard para futuras revisões destes arquivos.

O arquivo para o DS Lite sempre teve como recurso uma função multi-flashcard, que permite ao usuário flashear mais de um Acekard antes de ser forçado a desligar e ligar o sistema. O Team Acekard aconselha usar a atualização "onDSi" com o DSi e a atualização "onDSL" com o DS Phat ou DS Lite. Alguns usuários reportam que qualquer arquivo funciona em qualquer portátil. Se você está atualizando um flashcard único, você pode tentar usar o arquivo "onDSi". Se você está atualizando mais de um flashcard ou desbrickando um AK2i usando outro flashcard, use o arquivo "onDSL".

Atualizando apenas um flashcard

Isto pode ser apenas executado usando um DS Phat ou DS Lite, ou um DSi ou 3DS rodando num firmware mais antigo do que você está atualizando.

Ligue seu Acekard e rode o ak2ifw_update_3ds21_DSi143_onDSi_NO44.nds, que lhe trará para a tela de atualização do firmware:

TKS IMG 3122.JPG


Pressione START, quando a atualização for completa, aparecerá a seguinte mensagem:

TKS IMG 3121.JPG


A atualização está completa, você pode desligar seu portátil agora.

Atualizando múltiplos flashcards

  • Isto pode ser feito apenas usando um DS Phat ou DS Lite!

Primariamente usado por revendedores, este arquivo lhe permite atualizar múltiplos Acekards em rápida sucessão. Não há necessidade de trocar de microSD, religar o DS ou recarregar o AKAIO entre flasheamentos. Ligue seu Acekard e rode o ak2ifw_update_3ds21__DSi143_onDSL_NO44.nds.

Você receberá a seguinte pergunta:

TKS IMG 3124.JPG


Ejete seu flashcard e insira o primeiro AK2i. Você pode também reinserir o mesmo flashcard, se desejar. Pressione (B) e você terá:

TKS IMG 3125.JPG


Pressione START, quando a atualização for completa, aparecerá a seguinte mensagem:

TKS IMG 3126.JPG


Ejete o flashcard e insira outro. Pressione START e o flasheamento começará imediatamente, sem avisos, perguntas ou pedidos de confirmação. Repita o processo para quantos flashcards você tiver.

Desbrickando um flashcard brickado

Um dispositivo brickado significa que ele é eletronicamente útil como um tijolo (brick). Normalmente o Acekard 2i brickado não aparecerá no menu do DS, ou fará o portátil travar na tela de "Health and Safety". Se o Acekard aparece intermitentemente no menu, então pode ser que seja um problema de mau contato, e você deve ver o guia para isso.

  • Este processo de desbrick pode ser apenas realizado usando um DS Phat ou DS Lite, e é essencialmente o mesmo do flasheamento multi-flashcard.

Ligue um flashcard - que funcione - qualquer e rode o ak2ifw_update_3ds21__DSi143_onDSL_NO44.nds.

Você terá a seguinte pergunta:

TKS IMG 3124.JPG


Ejete seu flashcard e insira o flashcard que deseja desbrickar. Pressione (B) e você terá:

TKS IMG 3125.JPG


Pressione START, quando a atualização for completa, aparecerá a seguinte mensagem:

TKS IMG 3126.JPG


Importante: desligue agora! NÃO pressione START!

Você poderá ver um Chip ID de oito dígitos, isto é de quando seu flashcard foi brickado. Após um processo de desbrick com sucesso, deverá retornar ao ID normal (0FC2).

Fazendo downgrade no bootloader

Desde que seu portátil lhe permita, você pode flashear um Acekard com um bootloader antigo. Se seu flashcard chegar com a atualização 1.4.3 já instalada, mas você quer ter a atualização 1.4.1, por exemplo, apenas siga os passos de desbrick acima, mas use o arquivo de atualização antigo. Arquivos antigos não estão no site do Team Acekard, tente perguntar no sub-fórum Acekard do GBATemp para os arquivos requeridos.

Links