Solving Acekard 2i Contact Issues/ptBR
Page · Discussion · Edit · History

From WikiTemp

Problemas envolvendo mau contato podem impedir seu Acekard de aparecer no menu inicial do DS. Poderá fazer também seu DS travar no meio da jogatina ou durante seu carregamento - antes da GUI aparecer. Se seu Acekard não aparece no menu do DS, normalmente o problema é identificado como mau contato entre o flashcard e o SLOT-1 do DS. Não tem nada a ver com o microSD, pois seu Acekard será reconhecido mesmo sem uma memória inserida. Caso seu cartucho não seja reconhecido em nenhum DS, poderá ter sido brickado por uma atualização mal-feita, e assim deverá ser desbrickado para que funcione corretamente. Um método bastante conhecido para resolver problemas de contato é o "truque do papel", que será descrito logo abaixo em muitos métodos.

Se seu Acekard trava no meio de um jogo, isto pode ser problema de contato, ou menos comumente mau contato entre o flashcard e a memória SD. Caso o Acekard congele na tela de "Loading" azul quando é ligado, quer dizer que não consegue reconhecer o microSD. Você pode verificar isto tentando ligar o Acekard sem uma memória inserida - a mesma tela aparecerá.

Se você está usando um DSi XL, puxar o flashcard sutilmente para fora do SLOT-1 depois da inserção e do 'click' pode resolver esse problema de contato. Insira o Acekard normalmente até o 'click', e sem retirá-lo, puxe-o com força moderada até quando der (já que o cartão ainda estará preso).

Caso nenhum desses métodos abaixo funcione, é recomendado voltar seu flashcard ao vendedor para que seja substituído por um modelo não defeituoso.

Icon13.gif Em qualquer um dos truques abaixo, não use um papel muito fino, pois este poderá ficar preso ao DS ou ao flashcard, ou mesmo o Acekard preso ao DS. No máximo, um cartão empresarial (daqueles que tem telefone, endereço e tal) funcionará, mas uma folha de papel A4 resolve na maioria dos casos.

[edit] O truque do papel

Antes de tudo, limpe os contatos do seu Acekard e dê uma olhada no SLOT-1 do DS. Se estiver sujo, limpe-o com um cotonete (nunca molhe lá dentro). Seja cuidadoso para não danificar os contatos internos.

01 ak contact repost-dscon.jpg


Se ainda assim não funcionar, veja se o Acekard está solto no SLOT-1. Se estiver, o truque do papel poderá resolver o problema. Você pode usar várias grossuras de papel dependendo do quão solto o flashcard está. Se usar muitas camadas de papel, o cartão poderá ficar preso ao DS, portanto tente apenas um pedaço de folha por vez. Outra solução é usar pedaços de fita no início e no fim do adesivo do Acekard.

Corte um pedaço de papel do tamanho e silhueta semelhantes ao cartão, com uma dobra que cubra o topo do Acekard. Comece com uma folha de papel, não com papel cartão, e a partir daí subir a grossura do papel.

02 ak contact repost-ak and paper.jpg


Passe seu dedo sobre o adesivo do Acekard, você provavelmente sentirá um relevo leve, que pode ser descrito como parte do PCB - um chip encaixado na carcaça do flashcard. Se deitar o cartão com o adesivo virado pra baixo, conseguirá sentir o relevo por não conseguir tocar os dois lados do Acekard ao mesmo tempo.

03 ak contact repost-rockingak2-2.gif


04 ak contact repost-rockingak2-1.gif


Nessas circustâncias, usar um pedaço de papel normal poderá causar dificuldade ou impossibilidade de retirar o Acekard do SLOT-1, por conta desse relevo. Poderá até potencialmente estar se mexendo por conta desse chip. Para resolver este problema, corte um quadrado no meio do papel.

05 ak contact repost-ak and paper.jpg


Corte o quadrado de modo que consiga ver o "2" dentro do buraco.

06 ak contact repost paper over acekard.jpg


Insira o conjunto dentro do DS.

07 ak contact repost ak-inserted-animated.gif


Se o Acekard ficar preso, use a dobrinha sobressalente para retirar o papel.

08 ak contact repost out-of-slot-with-paper.jpg


Se não gosta de ver o papel, você pode usar plástico transparente (como folhas para retroprojetor) ou o plástico usado para acomodar o Acekard dentro da sua pequena caixa.

09 ak contact repost-plastic instead of paper.jpg


[edit] O truque do papel pelo TK

Enquanto muitos sugerem o truque convencional, só é mesmo útil quando o Acekard estiver solto. algumas vezes este truque não funcionará porque o PCB ("printed circuit board") não está encaixado corretamente dentro do flashcard. O plástico cinza da carcaça localizado nos lados dos contatos impedirá o PCB de se desencaixar ainda mais dentro do Acekard. Uma alternativa é usar um pedaço de papel entre a carcaça e os contatos inferiores do cartão.

Veja os contatos do seu Acekard, modelos idênticos podem ter PCBs diferencialmente encaixados.

10 ak contact repost-cards head on.jpg


Nota-se que o Acekard em cima tem contatos mais inferiores que o outro, e no cartão de baixo, os contatos estão muito pra esquerda.

Se o PCB estiver muito fino e solto na carcaça, é possível levantar os contatos de modo a se tocarem corretamente com o SLOT-1.

11 ak contact bottom contact arrow.jpg


Dentro da carcaça, existe uma pequena linha em relevo abaixo do PCB onde os contatos estão. O objetivo é aumentar a distância entre o circuito e a carcaça neste ponto. Isto irá puxar os contatos no Acekard de modo que fiquem mais próximos aos do DS.

Você pode conseguir isto inserindo algo (que não seja condutor de eletricidade) neste mesmo lugar, abaixo do PCB. porém, enquanto esse papel estiver encaixado, não será fácil de retirá-lo. Pode ser papel ou plástico, mas não deve ser muito grosso. Você deverá usar o mínimo de papel recomendado possível para solucionar o problema dos contatos. Se empurrá-los demais, os contatos dentro do DS poderão ficar presos e danificados, fazendo com que o sistema não reconheça mais nenhum cartão. A mesma dica do plástico para retroprojetor vale para que não fique nada visível.

Você precisará cortar os cantos que opõem como você colocará o pedaço de papel como na foto - fará o processo de inserção muito mais fácil por conta da facilidade com os ângulos do plástico.

12 ak contact repost plastic example.jpg


Você pode puxar o circuito para cima com a unha para inserir o papel.

13 ak contact repost-plastic inserted.jpg

13 ak contact repost-plastic inserted-2.jpg

13 ak contact repost-plastic inserted-3.jpg


Depois do processo, você deverá conseguir, visualmente, perceber que o PCB está mais alto no cartão.

[edit] O truque do combo de papel

Este truque deverá funcionar com o DSi XL, embora não seja confirmado.

Corte um pedaço de papel (não cartão) como ilustrado:

14 ak contact repost-ak and paper for dsixl.jpg


A dobra que permitirá ao cartão não ficar preso deverá ser feita também. Se o Acekard tiver aquele relevo referente ao chip, então você deverá cortar o quadrado ao redor do "2" como no primeiro truque.

Insira a parte inferior abaixo dos contatos.

15 ak contact ak-inserted-paper.gif


Dobre a outra parte para que cubra o adesivo.

16 ak contact repost-ak and paper for dsixl.jpg


Insira o Acekard no DS.

07 ak contact repost ak-inserted-animated.gif


Se ainda não funcionar, puxe a dobrinha e seu Acekard irá levantar levemente do SLOT-1. A grossura extra do papel deverá segurá-lo em sua posição.

18 ak contact inserted-to ds animated.gif

[edit] Copyright

Guia original e autor das fotos - tk_saturn